Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Moqueca de pintado na panela de barro!!!! E como fazer a cura da panela de barro

Olááá....
Bom gente, hoje vou falar um pouco de uma de minhas paixões...COZINHAR...
De verdade, é uma terapia pra mim. Adoro fazer coisas diferentes, comida japonesa, chinesa, mexicana, etc... O problema é que não sou muito boa para doces, mas para salgado....aaffff ando me surpreendendo...rs


Um outro desafio pra mim eram os peixes, mas tentei mais uma vez e não é que dessa vez deu super certo???rsrs...Então vou passar essa receitinha bem fácil e bem saborosa, moqueca de pintado...

Usei os seguintes ingredientes:
1 kg de pintado em postas
1 pimentao amarelo
1 pimentao vermelho
1 pimentao verde
3 tomates
2 cebolas
2 dentes de alho
2 colheres de azeite
1/2 vidrinho (pequeno) de azeite de dendê
1 vidro de leite de côco
1/2 xíc. de molho de tomate
coentro a gosto
1 limão grande
cebolinha e salsinha a gosto
temperos a gosto

Primeiro coloque as postas em uma vasilha coloque arisco em cada pedaço e suco de meio limão, deixe marinar, na geladeira, por 15 min. Depois vire as postas tempere com arisco e coloque o restante do limão de deixe descansar por mais 15 min na geladeira.

Enquanto isso pique em rodelas os pimentões, a cebola, os tomates.



Coloque a panela de barro, com o azeite já dentro, no fogo mais baixo (tem que ser baixo para não correr o risco de rachar a panela), deixe dar uma esquentada e coloque o alho. Deixe um minutinho somente, sempre tombando a panela para molhar com azeite toda a superfície.


Depois disso retire a panela do fogo, e faça uma "caminha" com os ingredientes: Primeiro forre o fundo com rodelas de tomate, e depois de cebola. Coloca o peixe, e em cima novamente uma caminha de tomate, cebola, pimentão amarelo, vermelho e verde. Jogue em cima o molho de tomate e o azeite de dendê.



Tampe a panela, sempre em fogo baixo, e deixe de 30 a 40 min. até virar um caldo e o peixe estiver cozido. Depois disso coloque o leite de côco, coloque cebolinha e salsinha, acerte o tempero, eu coloquei nessa hora um saquinho de sazon vermelho e meia colher de arisco, tampe a panela e deixe por mais 15 mi.


PS: Não gosto de comer o coentro, mas gosto de sentir o gosto, então antes de colocar o leite de côco coloco um macinho amarradinho na panela e antes de servir retiro, mas quem gosta pode picar e colocar nessa hora também.

Protinhooooo....
Façam, é fácil e muito saboroso...


Obs: Antes de usar pela primeira vez uma panela de barro deve ser feita a "cura", pra que a panela não rache e tenha uma vida útil mais longa. É simples, coloque bastante óleo ou banha na parte de fora da panela e nas tampas e deixe descansando no sol bem forte pelo menos umas 4 horas, até a panela absorver tudo. Depois deixe a panela dar uma boa esfriada, encha de água e coloque no fogo beeemmmm baixo, quando soltar fervura deixe uns 15 mim. e desligue.

PS: Nunca coloque a panela vazia no fogo, nunca dê choque térmico, e NUNCA comece com fogo alto deixe pelo menos uns 3 min. antes de aumentar o fogo. É isso!!!! Bom apetite!!! rs



Link

11 comentários:

  1. Oi Jana
    adorei sua maneira de "cura" da panela! É muito mais garantido que ela não vá rachar!!!
    Seu blog é lindo, o layout é muito bom e as receitas dão água na boca!
    já listei no meu blog e vou passar sempre por aqui!
    bjos
    Carina

    ResponderExcluir
  2. Ola Jana!!Estou maravilhado com seu blog!!Pela rusticidade com simplicidade,dicas,objetividade...simplesmente Show de bola!!
    Sou Goiano,Contador (Cuiaba/MT) e todos em casa gostamos de cozinhar(comidinhas caseiras,peixadas-assado,mujica, etc-) e recentemente tive oportunidade de experimentar carne de jacaré, eu fiz em casa "iscas" com cebola, adorei e estava procurando novas receitas e achei a sua, e parece otima...vou fazer depois te falo!!

    ...Ainda a tempo...
    Voce sabe me falar sobre receita de "carne de jacare tipo carne-de-sol? Ja ouvi dizer que fica identica ao bacalhau!! se souber algo me passa por favor!!
    Outrossim...
    Vou sempre a Caceres-pois minha irma mora ai- e sempre fazemos nossas receitas (principalmente peixes) inclusive pescados nesse maravilhoso Rio Paraguai. Caceres não é o RIO,mas é uma Cidade Maravilhosa!!

    Até breve!!

    ResponderExcluir
  3. olá Edilson....que bom que gostou do blog, é feito com muito carinho...
    a respeito do jacaré seco já ouvi falar sim, ms nunca fiz, aqui eles fazem também com pacu e fica parecido com o bacalhau sim, minha mãe já fez várias vezes e foi aprovado em casa...
    Talvez o procedimento para o jacaré seja o mesmo que o pacu, vou dar uma pesquisada e deixo aqui pra vc...

    E olha aí que coincidência, o meu pai e meu marido também são contadores aqui em Cáceres...

    Bom muito obrigada pela visita, e vou fazer um post a respeito de salgar o pacu, e vou dar uma pesquisada sobre o jacaré também...

    Volte sempre...

    ResponderExcluir
  4. oi jana ficou otimo a receita aprovadicima.jana esprimente o pintado o traira em postas deixe no tempero arisco alho e limao bastante limaõ deixe 4 horas no tempero tire um a um e passa na farinha de trigo frite bem doradinho colocar numa travesa prepare o molho alho cebola agosto no dende frite bem num copo coloque 3 colheres de sopa de maizena agua e shoio misture coloque champiom e misture tudo vai formar o molho madeira 1 xicara de gaõ de bico coloque na presaõ ate ficar macia misture no molho a serte o sal coloque esse molho no peixe e musarela leve ao forno por 15 minutos sirva com arroz e salada verte fica otimo esprimente esse prato e muito servido no paraguai nos usamos muito na semana santa bj amiga

    ResponderExcluir
  5. Oi "anonimo"...uma pena vc não ter deixado seu nome com e mail para podermos trocar receitinhas...rs Mas muito obrigada pelas dicas....vou testar essa sua receita que me pareceu maravilhosa...

    bjim

    ResponderExcluir
  6. Jana, onde consigo comprar uma panela de barro p/ moqueca e que seja despachada p/ Teresina.
    fsolanomb@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Jana, onde consigo comprar uma panela de barro p/ moqueca e que seja despachada p/ Teresina.
    fsolanomb@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Jana, onde consigo comprar uma panela de barro p/ moqueca e que seja despachada p/ Teresina.
    fsolanomb@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Jana, onde consigo comprar uma panela de barro p/ moqueca e que seja despachada p/ Teresina.
    fsolanomb@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Vou inaugurar minha panela de barro com sua receita :) serão 3 kg de pintado, vamos ver o resultado depois te falo. Seu blog é muito bom, valew por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. Delícia amanhã vou por em prática sua receita. Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!!!
O seu comentário me deixa muito felizzz!!!

bjim