Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Moqueca de Camarão e Pirão


Vendo o programa da Ana Maria Braga esses dias, me deparei com essa delícia de receita.

Gente fica de comer rezando mesmo e foi suuuper aprovada aqui em casa.

E para quem não viu fica aí a dica e a receita na íntegra:

ingredientes
•10 pimentas malaguetas (usei duas dedo de moça, e achei que ficaria muuuuito ardida se tivesse mais, mas gosto é gosto né...rs)
•½ colher (sopa) de sal
•½ xícara (chá) de coentro picado
•3 tomates bem maduros picados
•suco de 2 limões pequenos
•1 kg de camarões médios limpos
•400 ml de leite de coco
•2 cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g)
•5 colheres (sopa) de azeite de dendê
•100 g de farinha de mandioca (1/2 xícara de chá)

Eu acrescentei também, um copo (tipo americano) de vinho branco seco

modo de preparo
1° - Com um pilão amasse 10 pimentas malaguetas com ½ colher (sopa) de sal. Reserve.


2° - Numa panela, fora do fogo, coloque ½ xícara (chá) de coentro picado, 3 tomates bem maduros picados, o sal de pimenta (reservado) e suco de 2 limões pequenos e amasse um pouco os tomates na panela com o socador (do pilão) só para facilitar desmanchar.

Junte 1 kg de camarões médios limpos e reserve ainda fora do fogo. Aqui acrescentei também o vinho branco seco.


3° - À parte, bata no liquidificador 400 ml de leite de côco e 2 cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g) até ficar um creme e despeje sobre o camarão da panela (reservado).
Para aproveitar todo o creme de coco com cebola que sobra no liquidificador coloque um pouco de água no copo do liquidificador, mexa e despeje na panela.


5° - Na panela adicione 5 colheres (sopa) de azeite de dendê, misture e leve para o fogo alto e deixe sem mexar até o coentro escurecer (+/- 15 minutos). Prove o tempero e sirva em seguida em panela de barro quente acompanhado de pirão e arroz branco.


Pirão
Assim que o coentro escurecer retire +/- 3 xícaras (chá) do caldo da moqueca, transfira para uma panela, fora do fogo, coloque um pouco de água (+/- ½ xícara), junte 100 g de farinha de mandioca (1/2 xícara de chá) e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o pirão soltar do fundo da panela (+/- 3 minutos).
A água é adicionada para que a farinha não empelote.

Tenho certeza que vocês vão amar....

É isso.
Bom Apetite!!!





Link


17 comentários:

  1. Que capricho, Jana!
    Deve estar uma delícia!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Jana...deve ser muito bom...bjokitas

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmmm pirão com malaguetas ai que delicia que ficou esse prato !!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, Jana!
    E que saudades destas receitas, adoro moqueca de camarão. Ficou tão apetitoso, quem me dera agora provar essa delicia!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Jana..
    Camarão pra mim é td de bom.. de qlq jeito que vier...
    Parabéns seu prato está lindo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Jana queridona, me deixou babando com essa moqueca, vc é danada demais na cozinha minha amiga, que mãos abençoadas!!!, eh verdade amiga ainda vou demorar mais um pouquinho a voltar, pois estou em processo de mudança e isso leva um tempo, mas a hora que eu voltar em definitivo venho aqui te ver ok?!!!, bjkas e um bom restinho de semana p/ vc e family, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  7. Olá!Jana
    Hummmm,que delícia!!Assisti o programa neste dia e fiquei com água na boca.O seu prato ficou divino.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. UMA VERDADEIRA TENTAÇÃO, FICOU COM UM ASPECTO FANTÁSTICO.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Oi,Jana
    Que delicia,parece ser muito bom!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amiga, sua moqueca ficou divina! Babei tudo por aqui, humm...

    Jana, eu morro de pena de usar meu pilão que você me enviou no amigo secreto, rsrs. Uso como enfeite na minha cozinha, amo!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  11. ADOREI A RECEITA E AMEI , ACRESCENTEI UM POUCO DE FARINHA DE TRIGO NA MOQUECA E DEU UMA ENGROSSADINHA MAIS FICOU UMA DELICIA ...

    ResponderExcluir
  12. Oi, me tira uma duvida quero fazer com 2 kg de camarões, continuaria a mesma quantidade dos outros ingredientes?

    ResponderExcluir
  13. Fiz ontem à noite essa receita e é realmente deliciosa. Só tem um detalhe: quem não estiver acostumado a comer pimenta é melhor maneirar na quantidade. Dez pimentas malaguetas amassadas no pilão é demais! Moro na Bahia e como pimenta quase sempre, mas dessa vez quase não aguentei comer.

    Um abraço,

    Mário Monteiro

    ResponderExcluir
  14. Oi Jana, acabei de fazer a receita e realmente ficou um espetaculo.
    Samara Ramos

    ResponderExcluir
  15. Como sou fã de comida caseira..adorei esse blog.parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Jana fiz hoje sua receita e amei! Super aprovada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!!!
O seu comentário me deixa muito felizzz!!!

bjim