Como moro em uma cidade banhada pelo Rio Paraguai, os peixes estão sempre à mesa... Apesar de, há pouco tempo atrás, não ter muita afinidade com peixes( porque os que fazia sempre achava que estavam sem gosto), agora tenho me identificado bem com esses bichinhos...rs
Meu marido, concunhado e um primo foram pescar, e na falta dos pintados....rsrs... tiveram que partir para os bagrinhos mesmo, e que nem foram tantos assim...kkkkk
Como nunca tinha feito esse peixinho, chamei meu concunhado, que sempre faz peixes, para pilotar meu fogão e me ensinar como fazê-los. Mas no fim, descobri que é "quase" a mesma coisa que a moqueca de pintado que já postei aqui.... E na realidade poderia até ter feito igual, o que ficaria bem bom também...
Mas vamos à receitinha...
Usamos:
24 bagres inteiros (tinha muita gente em casa...rs)
7 tomates em rodelas
2 pimentões verdes
4 cebolas em rodelas finas
1 maço de coentro
alho a gosto
sal a gosto (uso arisco)
azeite a gosto
3 a 4 limões
Primeiro dê cortes nos peixes (para pegar bem o tempero) e tempere os bagres com limão e arisco. Deixe marinar neste tempero por, pelo menos, meia hora.
Refogue as cebolas e os pedaços de alho. Junte os tomates e os pimentões, e deixe derreter os tomates até formar um caldo grosso.
Ainda no fogão, disponha os peixinhos sobre esse molho. Despeje a água que se juntou com a marinada e adicione mais uns 400 ml de água.
Se você gosta de comer o coentro, pique e jogue por cima desse molho (aí não precisa ser um maço inteiro e sim a quantidade que você preferir). Eu sempre coloco o maço inteiro (amarradinho) no molho e retiro antes de servir, só para dar um "cheiro".
Deixe uma meia hora em fogo baixo, ou até que estejam cozidos...
(Obs: Mais uma vez vou dar meu pitaco...rs Eu colocaria leite de côco um pouco antes de desligar o fogo, porque dá um sabor realmente especial)
É isso...
Bom apetite!!!
Link
Ta doido, to babando aqui...
ResponderExcluirUma delícia mesmo, que saudade dos meus tmepos de pescaria (mas em riozinho, nao me humilha nao, ta? kkkk) no Aquidauana, no Miranda...rs
Até no rio Nioaque já pesquei!!! kkkk
Beijao, Jana, bom domingo...
Oi Jana!!!! Que bom conhecer o teu blog, gostei muito!!! ando numa fase de adorar cozinhar e tô com a ¨mão boa¨ hahaha... as minhas comidinhas tem ficado bem gostosas. Agora já estou te seguindo para acompanhar as tuas receitas e tentar fazê-las, acho que logo logo eu vou fazer o bife a rolê que tu ensinou num post anterior.
ResponderExcluirAdorei sua visita no meu blog volte sempre!!!
Um beijo grande!!!
Niura
Oi Jana! Tudo bom?
ResponderExcluirSou de Florianópólis e também tenho o mar muito próximo da minha casa.
Nessa quinta-feira meu marido e meu irmão resolveram pescar com linha e conseguiram , pescar bagres.
Bem, sexta-feira santa,não devemos comer carne e resolvi fazer os bagres, pesquisei na internet e achei o teu blog. Então estou seguindo passo a passo a tua receita.
Está cozinhando...rrsssss.
Depois te conto o resultado.
Um ótima Páscoa
Edlene
Oi Jana! Tudo bom?
ResponderExcluirSou de Florianópolis e moro próximo do mar.
Estou preparando essa receita, vamos ver se ficará gostosa.
Meu marido e meu irmão resolveram pescar com linha e só pegaram bagres.
Eu nunca cozinhei esse peixe, até porque cozinhar não é a minha praia.
Mas, Sexta-feira Santa, não devemos comer carne, então vamos lá nos bagres.
Depois eu conto se ficou gostoso e cheiro está agradando.
Feliz Páscoa!
Edlene
que delicia,já estou com agua na boca,tenho que pegar essa receita urgente.
ResponderExcluirMUITO BOM....
nossa que delicia, já estou com agua na boca, tenho que pegar essa receita urgente.
ResponderExcluirHUMMM QUE DELICIA...
que delicia,já estou com agua na boca,tenho que pegar essa receita urgente.
ResponderExcluirMUITO BOM....
Boa noite
ResponderExcluirReceita maravilhosa, acabei de fazer ... engraçado tbm nao me dou mto com peixes, primeira vez que faço ... vc me ajudou bastante ... meu marido adorou ... ainda mais que os peixes foi ele que pescou ...
Fui pescar no Rio Potengi e só fisguei Bagre, por sorte achei essa receita que ficou uma delícia... aproveitei as dicas do dendê e do leite de coco.Obg.
ResponderExcluirFui pescar no Rio Potengi (Natal/RN) e só fisguei Bagre, por sorte achei essa receita que ficou uma delícia... aproveitei as dicas do dendê e do leite de coco. Obg.
ResponderExcluirFicou uma delicia!!!! obrigada Amiga JANA Um Abraço.Analia
ResponderExcluirMuito bom mesmo
ResponderExcluir