Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sushi


Quem foi que disse que brasileiro não faz sushi heim?????rs
Essa receita surgiu pela vontade/necessidade extrema de comer o bendito sushi. Onde moro não é fácil encontrar o bonito pronto... E quando se acha, o que é bem raro, eles não são lá essas coisas, pois têm gosto de mofo e ainda por cima são enoooooooooormes...rs

Como eu e o marido gostamos, resolvemos nos atrever na culinária japonesa, e sabe que estão beeeeem melhores dos que já comi??? E saiba que já morei na Liberdade (bairro japonês de SP) por 2 anos....

Na realidade o que aprendi, não só com os sushis mas como também na culinária em geral, é que a comida é boa quando é feita ao "nosso" gosto... Não é verdade???
Esse sushi é feito à "quatro mãos". Pois o marido é quem coloca o gohan na alga, porém sou eu quem faz o recheio e quem enrola.... E isso tudo foi sendo feito aos poucos até que cada um fizesse o melhor, para que o sushi ficasse ao "nosso" gosto...

Então vamos à receita.
O gohan faço conforme o fabricante. No meu caso o que foi explicado foi assim: Lave 1xíc. de arroz (no caso Omiyague), esfregando bem com as mãos até ficar uma água bem clarinha.. Deixe escorrer por pelo menos 20 minutos. Em uma panela, de preferência grossa, coloque o arroz e junte 300 ml de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Ferveu??? Então abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 min. (gente isso é mais ou menos. Porque? por exemplo, moro no MT, e além disso o tempo aqui está muito seco agora, então desta vez ele durou somente 10 min.). Depois de o arroz já estar "seco", aumente o fogo por 20 segundos e retire a panela do fogo e deixe descansar por pelo menos 10 min. sem destampar.

Depois de frio, coloco em uma assadeira e coloco umas 4 colheres de chá de tempero para sushi (é como se fosse um vinagre, uso da marca que tem na cidade - tozan).


Depois de frio,começamos a dispor sobre as algas.
Obe: molhe sempre a mão, a cada novo "roliho", com uma mistura de tempero para sushi e água para não grudar, muito, o arroz nas mãos.

Coloque uma quantidade suficiente de arroz, cobrindo pouco mais que a metade da alga(disperdiço um pouco, mas é porque não gosto de sushi "emborrachado". Quanto mais alga mais ele fica "borrachudo") e cuidando para que, na extremidade em que começar a preencher com o gohan, deixar um espaço de 2cm aproximadamente.

Sempre que vou ensinar alguma receita para meu marido, a primeira coisa que pergunto para ele é: Como você gosta de comer "tal coisa"? Neste caso, gosto de uma camada fina de gohan. Então, pegue uma esteirinha e estenda-a sobre uma tábua (ou mesa, como vc quiser). Coloque uma folha de alga por cima dela (com a parte mais áspera para cima), espalhe o gohan sobre a alga de forma que fique fino, e não muito "alto" e grosso.

Coloque o recheio a seu gosto. (Sugestão, os que usei foram: catupiry, kani, tomate seco e rucula em alguns; salmão catupiry e rucula em outros; usei tudo isso em alguns; fiz com pepino somente, kani somente, morango somente, usei também manga kani e rúcula. Enfim, o gosto vai ficar "abrasileirado"....que palavra é essa heim minha gente???rsrsrs). Mas é isso mesmo. O recheio é ao "seu gosto".


Colocado o recheio, levante a esteirinha e vá enrolando. Na primeira "enrolada" faça uma pequena pressão para que o arroz se acomode na alga de forma homogênea.

Quando terminar de enrolar, vai sobrar uma parte de alga, corte-a com faca bem afiada, ou tesoura. Coloque os "rolinhos" na geladeira por pelo menos 20 min.


Depois disso corte em rodelas, mais finas ou mais grossas, vai depender de como você gosta.

Para o uramaki, eu corto a alga ao meio, preencho inteira de gohan, coloco gergelim torrado. Viro o arroz para baixo (para que fique em contato com a esteira), e repito o procedimento do sushi normal....


Disponha em uma forma. Sirva com shoyo e wasaby. Aí vai depender de "quem" come e de "quem" não come.

É isso.

Bom Apetite!!!



PS: para o salmão tempero com limão, arisco e alecrim, 'da hortinha de casa', deixo marinar por uns 20 min., frito com um fio de azeite). Reservo.







Link




8 comentários:

  1. Jana, com o tempo, nem a "esteirinha" vc usa mais! O pai da minha filha é japonês, entao, qdo éramos casados, aprendi na marra, rsrs. Acho legal comer fora, pq os japoneses tem uma criatividade absurda pra montar os danadinhos, mas fazer o nosso, do jeito q a gente gosta, nao tem preco na? Eu AMO, é como vício, e bem o q vc disse: dá uma loucura, uma vontade doida, q bate de tempo em tempo. Legal q seu marido tb gosta, aqui em casa eu sou sortuda igual: meu love come de tudo e ainda ganho apoio nas experiências "extra, terrestres e marinhas", kkk. Semana q vem estamos combinados com amigos de fazer aqui em casa, e um da lista é o "romeu e julieta" - feito com goiabada e cream cheese, (q eu vi pela primeira vez em um restaurante, qdo morava em Florianópolis, reproduzi e nao parei mais... )
    Beijo, ótima quarta, ta lindo, lindo, e JÁ BABEI AQUI.

    ResponderExcluir
  2. Jana,

    Morro de vontade de fazer sushi, mas nunca tive coragem, vou ver se crio agora rsrsrsrsrs

    Lindos viu ....

    bjs
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Jana... parece coisa de profissional! rsrs Mas, realmente ficou com uma aparência muito bonita e deve ter ficado bom mesmo. Eu também já comi aqueles com sabor de... mofo! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tata...Nossa sem a esteirinha não consigo nem imaginar...estamos engatinhando ainda...rs Mas quem sabe um dia né...

    Gosto demais de comida japonesa...

    bjim

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel...Apanhamos um pouco nas primeiras vezes que fizemos, não ficava tão "firme", mas com o tempo ficamos craques...

    Pode tentar sem medo, que dá suerp certo...

    Abços

    ResponderExcluir
  6. Oi Tais....Adoooooooooro sushis e esses tem casa têm ficado muito bons...
    rs

    bjim

    ResponderExcluir
  7. adorei jana ainda tenho muito que aprender pois ainda vou preencher um lindo barco daqueles que vejo nos restaurantes japoneses amoooooooooooo!!!
    vou fazer um curso pois sou autodidata em tudo que faço aprendo nos livros e nos vídeos!!
    beijo e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Bom sushi parabéns, porém a alga pode dividir no meio, aí consegue 2 com apenas uma alga, dá uma pesquisada em alguns vídeos na NET e verá como fazer.
    PS: não é reclamação e nem na intenção é apenas um conselho pra economizar alga.
    Parabéns tá com a cara otima

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e volte sempre!!!
O seu comentário me deixa muito felizzz!!!

bjim